REdRI/ dezembro 9, 2017/ Notícias

O Governo do Reino Unido aprovou projeto de Bolsa de Pesquisa integral pelo Newton Fund / British Council para a realização de um Workshop Internacional de Intercâmbio e Pesquisa Avançada no tema “Governança e Papel dos Atores no Desenvolvimento Sustentável na Articulação Global-Local”, apresentado por pesquisadores do GP-RI (Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder), credenciado na UNOCHAPECÓ e cadastrado no CNPQ.

O projeto, apresentado em conjunto pelo Prof. Dr. Giovanni Olsson (UNOCHAPECÓ) com o Prof. Dr. Neil Renwick (UNIVERSIDADE DE COVENTRY), foi selecionado em edital internacional e aprovado no fim de novembro passado. Ambos os Professores integram o Comitê de Pesquisa em Relações Globais-Locais da Associação Internacional de Ciência Política e apresentaram o projeto tendo como objeto de estudo o desenvolvimento sustentável pluridimensional na região de Chapecó. O diferencial do projeto é a inserção no marco da ONU, na Agenda 2030, que promove a necessidade de o desenvolvimento ser simultâneo e integrado em todas as suas dimensões: econômica, ambiental, social e política.

O Workshop vai estudar a governança com e sem governo e os atores estatais e não estatais nessa nova matriz do desenvolvimento da ONU na sua articulação global-local.

O evento, que será todo apresentado em inglês e aberto para a comunidade acadêmica, a sociedade civil e agentes públicos, estudará a contextualização global de diversas experiências locais do oeste catarinense, como cooperativismo, agricultura familiar, parcerias público-privadas, geração de energia hidrelétrica, inserção de comunidades indígenas, parque tecnológico e orçamento participativo, por exemplo, e seus limites e possibilidades para o desenvolvimento pluridimensional.

O Workshop será coordenado pelos Professores Olsson e Renwick, contará com o apoio direto de dois Mentores britânicos e outros dois brasileiros na condução dos trabalhos e trará a Chapecó, por uma semana, 30 pesquisadores doutores especializados nos temas (15 britânicos e outros 15 brasileiros), com custeio integral pelo Governo Britânico, além de outros pesquisadores interessados. O evento envolverá conferências, apresentação de trabalhos para posterior publicação no Reino Unido, sessões restritas de intercâmbio de pesquisa e visitas de campo, além de integração com outros pesquisadores e parceiros privados e públicos. Por isso, o evento, programado para a ultima semana de abril de 2018, será uma oportunidade histórica para o debate e a promoção do desenvolvimento regional integrado, equilibrado e pluridimensional dentro do novo marco da ONU, com ênfase no Direito e na Ciência Política, mas envolvendo as mais variadas áreas do conhecimento.

Na sua fase de elaboração, o Projeto contou com apoio formal de uma dezena de entidades privadas e públicas, como o Conselho Empresarial Chapecó (CEC), o Município de Chapecó e a Agência de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de SC, além de integral suporte institucional da Reitoria, da Vice-Reitoria de Pesquisa, da Diretoria de Pesquisa e do Escritório de Projetos (EPPS). Também colaboraram ativamente no Projeto os Professores Drs. Claudio Machado Maia e Odete Maria de Oliveira, que atuam, respectivamente, nos Programas de Mestrado em Politicas Sociais e Dinâmicas Regionais e de Mestrado em Direito, na linha de Atores Internacionais.

A iniciativa científica constitui, ainda, evento de grande relevância da Rede de Pesquisa de Relações Internacionais (REdRI), lançada em setembro de 2017, e que já congrega 11 Grupos de Pesquisa focais de 8 Instituições de Ensino públicas, privadas e comunitária (UNOCHAPECO, UNISUL, UNIJUI, URI, UFPR, UFSC, UFRGS e UNILA).