REdRI/ fevereiro 5, 2019/ Notícias

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2018 ocorreu na URI Santo Ângelo o III Congresso de Relações Internacionais, Direito e Poder. Com o tema Atores Emergentes e a Cidadania Global o evento teve extensa programação.

O Congresso foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade e pela Rede de Estudos em Relações Internacionais (REdRI), com a parceria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado e da Graduação em Direito da URI Santo Ângelo.

De acordo com a proposta do evento, “os atores não estatais emergentes têm apresentado autonomia, agendas próprias e diferentes formas de atuação no âmbito global. Influenciam e limitam os atores estatais com grande fluidez. Esse fenômeno tem causado aparente “crise do Estado-nação” e que, por não mais monopolizar o exercício do poder, sofre com a remodelação de suas premissas. Trata-se de tema novo, revestindo-se de vital importância aos âmbitos econômico, político, social, cultural e jurídico, na busca da construção de um novo conceito do instituto da cidadania, visto em sua conformação global – em ampla e abrangente dimensão, distinguindo o indivíduo como membro de uma comunidade global e parte de uma coletividade universal, portador de diretos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos, visto como cidadão do mundo cosmopolita – o homem histórico que vive dentro da realidade mutante e complexa do século XXI, o cidadão da sociedade contemporânea, interdependente e multicêntrica”.

Os certificados podem ser impressos no seguinte endereço: //www.doity.com.br/iii-congresso-de-relacoes-internacionais-direito-e-poder/certificados#certificados